28 de set. de 2010

A importante escolha de um guarda-redes.

Não é novidade para ninguém que o posto específico de guarda-redes é fulcral no futebol moderno. Um excelente guarda-redes valerá entre 10 a 12 pontos por campeonato, nesta contabilidade não devemos considerar somente as defesas importantes, mas também toda a tranquilidade que o mesmo transmite a toda a equipa, principalmente aos defesas. Já todos nós vimos "tremideiras" de grandes centrais que tinham como origem a pouca qualidade do dono da baliza. Nem é preciso irmos muito longe, e como estamos todos bem lembrados, não eram raras as vezes que víamos um fabuloso Ricardo Carvalho completamente à toa sempre que um cruzamento era feito na área de Portugal, sem saber se atacava a bola, cobria o adversário ou pura e simplesmente colocar-se na linha de golo. Vimos de tudo um pouco. O guarda-redes, claro, era Ricardo. 
Mas por vezes acontecem outros fenómenos não menos interessantes. Excelentes guarda-redes fazem com que os defesas se sintam extremamente confiantes conseguindo atingir performances muito boas. Um exemplo clássico, quando Peter Schmeichel chegou ao Sporting, na época 1999/2000, a defesa era composta por César Prates, Beto, André Cruz, Quim Berto. E para quem não se lembra, C. Prates e A. Cruz só chegaram em Janeiro, e no lugar deles jogava respectivamente Saber e Facundo Quiroga. Não há dúvidas que estes jogadores eram bons, sendo até internacionais pelos seus países, contudo com a presença de uma super vedeta, que tinha acabado de ganhar a Liga dos Campeões pelo Manchester United, conseguiram elevar o seu jogo a patamares que nunca tinham atingido (com a honrosa excepção de A. Cruz, que era já detentor de uma magnífica carreira). Nesse ano sobressaiu um jogador de quem se dizia que o Real Madrid estava completamente enamorado - Beto de seu nome - que sendo um bom jogador nunca tinha jogado tanto, nem no futuro jogaria tanto, como nessa fase em que era comandado por P. Schmeichel. Este guarda-redes valeu, nesse ano, o título de campeão nacional ao Sporting Clube de Portugal, terminando assim com um jejum que durou 18 anos. Na altura foi um quase milagre, por isso considero que Peter Schmeichel a maior contratação de sempre do Sporting, provavelmente até, a maior contratação de todos os tempos do futebol português. 
Sobre a importância dos guarda-redes estamos conversados, por isso lanço um repto, neste posto específico quem está em vantagem? 
Será o SL Benfica, que assumiu um grande risco e investiu forte num jovem guarda-redes com potencial. O SC Braga, que apostou num guarda-redes de valor confirmado e com alguma experiência do sempre difícil calcio italiano. O FC Porto que continua com um seguro e muito experiente Helton, tendo como reserva de luxo somente o melhor guarda-redes português a actuar em Portugal. Ou o SC Portugal, com um jovem com muitas potencialidades, mas já com um percurso marcado com algumas falhas, que tem como maior barreira precisamente aqueles que o deviam apoiar: os adeptos Sportinguistas.
Na minha opinião, neste posto específico, o Futebol Clube do Porto está em vantagem, seguido por SC Braga, SL Benfica e SC Portugal. E o leitor, o que acha? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores